Elogio é coisa de vivos

"Nada mais pode substituir bem escolhidas e oportunas palavras de elogio.
Elas são absolutamente grátis, mas valem uma fortuna."
(Sam Walton, fundador do Wal Mart)



ELOGIO É COISA DE VIVOS
Paulo Angelim
http://www.pauloangelim.com.br

Sinceramente, consumir um artigo inteiro para explicar o poder e a importância do elogio é simplesmente desprezar sua inteligência e sensibilidade. Ainda mais considerando que o desprezo é exatamente a antítese do elogio. Longe de mim isso. Pelo contrário, tenho certeza que você não só é inteligente como sensível (gostou de eu ter dito isso sobre você? – eis o poder do elogio, caro leitor). Estou certo que você já foi alvo de um elogio e sabe muito bem o bem que ele te fez. Você se sentiu valorizado, validado, aceito e muitas vezes motivado a seguir em frente. Até porque, segundo Freud, o mais louco de todos os psiquiatras (desculpe, mas isso também é um elogio), “nós temos defesas para todo e qualquer ataque, mas somos indefesos ao elogio”. É isso mesmo, normalmente o elogiado fica envergonhado, enrubescido, no popular, sem jeito.

O elogio, sendo sincero, e oportuno, tende a aumentar o desempenho do colaborador, pois o faz mais crente em seu próprio potencial, dando-lhe liberdade para ir mais longe, ousar mais. Em síntese, o elogio reforça a confiança no colaborador e, por tabela, alimenta positivamente sua auto-estima. Além, disso, e o mais importante, é que o elogio fortalece o elo (ELOgio) e solidifica o relacionamento mútuo entre quem o faz e quem o recebe. E isso é inexorável na construção de times fortes e coesos. Outra coisa: só quem elogia conquista do outro o direito de criticá-lo, de exortá-lo. Se você não consegue enxergar as virtudes de alguém, pela mesma razão não consegue dar validade às suas críticas a ela. Lógico que existe o elogio sarcástico, cheio de ironia, ou ainda o demagógico, falso. Esses são impressionantemente destrutivos. Evite-os. Eles são bumerangues. Voltam para você, e o atingem.

Ora, mas se elogiar é tão bom, tão lucrativo para as relações, para o desempenho e para a empresa, por que se elogia tão pouco? Onde residem as nossas dificuldades de elogiar, de louvar e reconhecer o valor e qualidades de alguém? É aqui que se encerra minha maior preocupação. Abaixo seguem algumas possíveis razões para não se elogiar. Veja se você se encaixa em alguma delas e se corrija, caso não queira ser motivo de críticas corretivas, mas sim, alvo de elogios.

As pessoas não reconhecem nem expressam as qualidades do outro, ou seja, não elogiam...

a) por medo de que isso signifique reconhecê-lo como melhor que elas;
b) por medo que isso fortaleça muito o outro e comprometa sua autoridade sobre ele (no caso, se o outro for um liderado);
c) por orgulho próprio, egoísmo e vaidade, uma vez que acham que são melhores em tudo;
d) por vingança, uma vez que nunca foram elogiadas;
e) por falta de discernimento e humildade em distinguir as qualidades do outro;
f) por serem negligentes ou por ignorarem a necessidade da construção de relacionamentos fortes;
g) por terem visão estreita do mundo, achando que somente elas são capazes de fazer as coisas bem-feitas;
h) por timidez;

Há ainda um aspecto engraçado sobre a etimologia da palavra elogio. Ela vem da expressão latina elogium. Pasmem, mas o significado de elogium é epitáfio, inscrição tumular. Isso mesmo, estou falando daquela lápide que normalmente traz declarações positivas e abonadoras do morto. Isso era chamado um elogium. Talvez esteja aí uma explicação para a dificuldade de se elogiar, uma vez que elogio era coisa que se fazia para morto, e não para vivos. Pois saiba que se você não desenvolver, ainda em vida, a capacidade de elogiar, é provável que o único elogio que receba seja aquele que estará em seu túmulo. E mesmo assim, pode ser falso. Seria cômico, se não fosse trágico.

Compromisso de hoje: Vou elogiar, é tão simples, tão poderoso, porque não fazê-lo.


2 Responses

  1. Natália Says:

    Lindo e construtivo artigo... Pergunto: Não teria a palavra ELOGIO também origem grega? Ouvi dizer que veio do grego EULOGOS, sendo EU = bom e LOGOS = palavras, ou seja, ELOGIO = boas palavras.