skip to main
|
skip to sidebar
Canja de Letrinhas
Seja idiota
quinta-feira, agosto 20, 2009
by
Canja de Letrinhas
Soundtrack: Copacabana Club -
Just do it
"Você quer saber onde estão os milagres? Estão aí, dentro de você.
A magia e todo o poder do Universo estão encapsulados em sua vida.
Assim, olhe para dentro.
Escolha suas realidades minuto a minuto.
Reconheça seus guias iluminados.
Não queira determinar o futuro, apenas decida o presente.
Escolha sua realidade, pois você já foi escolhido por ela e por tudo que a envolve.
Você não pode saber os encontros e desencontros que terá na vida,
mas pode estar aberto para eles."
(José Luiz Tejon)
SEJA IDIOTA
Ailin Aleixo
colunista da revista Vip, onde este artigo foi originalmente publicado
Gente chata essa que quer ser séria, profunda, visceral. Putz, coisa pentelha! A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado do Schopenhauer? Deixe a urgência para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota. Ria dos próprios defeitos, tire sarro de suas inabilidades.
Ignore o que o boçal do seu chefe proferiu. Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele. Pobre dele. E nada pessoal também. Pior o Michael Jackson!
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, objetivos claramente traçados, mas não consegue rir quando tropeça? Que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?
Quanto tempo faz que você não vai ao cinema, não joga video-game, maçã do amor no circo ou parque de diversões nem se fala. Também valem beijo no portão, amasso no carro, essas coisas. Sim, porque é bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E aí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar? Em suma: desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas a realidade já é dura; piora se for densa. Dura e densa, ruim. Brincar é legal. Entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não se descontrolar, não demonstrar o que sente, não chorar nem comer danoninho, não andar descalço. É muito não. Dá prá ser feliz com tanto não? Pagar as contas, ser bem-sucedido, amar, ter filhos, saber beber, levar a gata pra jantar e depois pro motel, resolver os seus pepinos e os abacaxis dos outros, dar atenção ao tio doente e lembrar do seguro do carro que vence amanhã - tarefa brava. Piora, muito, com o peso de todos aqueles nãos.
Tenha fé em uma coisa: dá certo ser adulto e idiota. Aliás, tudo fica bem mais fácil se for regado a idiotice, bom humor e muitas gargalhadas. Manuel Bandeira foi um grande homem e um grande poeta. Disse certa vez: "E por que essa condenação da piada, como se a vida fosse só feita de momentos graves ou só nesses houvesse teor poético?". Estava certo. E viva a abobrinha!!! Empine pipa!!! Adultos podem (e devem) contar piadas, ir ao fliperama, passear no parque, gostar dos Simpsons, beliscar a bunda da mulher, sair pelados pela cozinha e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável. Teste a teoria. Uma semaninha, pra começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que são, passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou fingir um sorriso que acaba trazendo outros verdadeiros e de repente tudo está fluindo bem, a seu favor - então o sorriso se torna grande. A briga, a dívida, a dor, a mágoa, a dúvida, a raiva, tudinho vai passar, então pra que tanta gravidade? Já fez tudo o que podia para resolver o problema? Parou, chorou, respirou fundo, comeu chocolate e pediu arrêgo? Ótimo, hora da idiotice: entre na Internet, jogue pebolim, coma um churrasco grego, vá por um caminho diferente, cantarole no trânsito! Tá numa de empinar pipa no sábado? Vá. E suje a roupa na grama, por favor. Quer conversar com sua namorada imitando o Pato Donald, mas acha muito boçal? E é, mas e daí? Você realmente acha que ela vai gostar menos de você por isso? Ela não vai, tenha certeza. Só vai gostar mais, porque é delicioso estarmos com quem sorri e ri de si mesmo. E não se surpreenda se chegar em casa e a encontrar fantasiada de Margarida, só pra variar o clichê champagne-morangos-lingerie. Eu fico chateado por não ser tão idiota quanto gostaria; tenho uma mania horrível de, sem querer, recair na seriedade.
Então o mundo fica cinza e cada lágrima ganha o peso de uma bigorna. Nessas horas não preciso de cenhos franzidos de preocupação. Nessas horas tudo de que preciso é uma bela, grande e impagável idiotice. Aquelas besteiras que o colega ao lado sempre solta. Como sair pra jogar paintball - ou, melhor ainda, me olhar fixamente no espelho até notar como fico feio com os olhos vermelhos e o nariz escorrendo. Como fico ridículo quando esqueço que tudo passa. E como meu sorriso é bonito! Bom mesmo é ter o problema na cabeça, o sorriso na boca e paz no coração!!!! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e, que tal batata frita com sorvete agora mesmo, no happy hour???
Tenha um dia perfeito, uma vida feliz e nunca deixe de ser criança!
0 Responses
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Preferidos
Amigos e irmãos
Meditação andando
A nossa biografia...
Elogio é coisa de vivos
Pessoas especiais...
Carta aos educadores
Nunca desista de seus sonhos...
Convivência - a arte da felicidade ou da guerra?!?
Partida e Chegada
A criança que eu não fui...
Arquivo do blog
►
2011
(2)
►
junho
(1)
►
maio
(1)
►
2010
(25)
►
setembro
(4)
►
março
(2)
►
fevereiro
(11)
►
janeiro
(8)
▼
2009
(71)
►
dezembro
(3)
►
novembro
(7)
►
outubro
(20)
►
setembro
(21)
▼
agosto
(20)
Aprendi e decidi
Correndo atrás do rabo
A morte devagar
Se fosse pra ficar na sombra, eu teria ficado em casa
Mulheres Possíveis
A tristeza permitida
A filosofia tolteca
Seja idiota
Temos escolha...
Procura-se um amante...
Metades...
A criança que eu não fui...
O poder da palavra falada...
Nunca desista de seus sonhos...
A opção da simplicidade...
O convite...
Declaração de Bens...
A arte de viver...
A nossa biografia...
Obrigada por insistir...
Seguidores
Palavras que alimentam
Plantão da Paz
-
Há 6 anos
Cheiro de flor quando ri
Cara Belajar Yang Efektif Menurut Islam
-
Dakwah Muslimah - Belajar merupakan sebuah perbuatan yang mulia, namun perbuatan yang mulia tidak akan membuahkan hasil hanya dengan berdoa saja, harus ada...
Há 9 anos
Espaço das Mensagens e Reflexões
Paradoxo do Nosso Tempo
-
Bom dia! Vale a pena parar alguns minutos de nosso valioso tempo para ler essa belíssima reflexão que nos faz enxergar a realidade que estamos vivendo!!! ...
Há 13 anos
Visitas
4
7
6
5
5
∞
Feedjit Live Blog Stats
Postar um comentário